[firebase-br] Aplicação Delphi + Firebird

Gleiber gleiberlima em yahoo.com.br
Qua Mar 14 07:42:25 -03 2007

Meu nome é Gleiber..tenho uma aplicação delphi+dbexpress+firebird..q roda blz em desktop..estou migrando pra rede...tenho uma duvida..
Como tratar as concorrências qdo 2 usuarios acessam o mesmo registro..por exemplo:
vou baixar um titulo em conta receber..pra trazer o cliente. filtro com clientdataset..entaum ele fica na memoria....até que eu confirme a baixa do titulo, se um 2º usuario for fazer essa baixa pra esse mesmo registro...com o mesmo procedimento..como vou saber q está sendo utilizado mesmo registro?
Não uso applyupdate....ao salvar eu inicio e finalizo as transações....

Obrigado!
Gleiber/MG