[firebase-br] RES: Tamanho do Banco Interbase/Firebird

Carlos Wilson cwfsa em yahoo.com.br
Dom Mar 11 11:09:17 -03 2007

Eis uma Questão então: É possível recuperar este registro que foi deletado
apenas logicamente? Como?

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Eduardo Bahiense
Enviada em: sábado, 10 de março de 2007 21:25
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: Re: [firebase-br] Tamanho do Banco Interbase/Firebird

> Pessoal, o que faço para resolver este problema? O banco inicia o dia com
> 25mb, por exemplo, após eu extrair o script total e recriá-lo. Mas ao
final
> do expediente, às 21h ele está com mais de 133mb. Daí tenho que repetir a
> operação todos os dias!
> Isso é normal?

Olá Edílio

Seu aplicativo deve usar massivamente exclusões na operação cotidiana.
Dependendo do tipo de aplicativo, isto pode indicar prática pobre de
programação e é aconselhével rever a lógica.
Se este não for o caso, não se preocupe com o tamanho do BD, ele tende a
estabilizar.
O aumento de tamanho deve-se ao fato de o banco (qualquer SGBD) não
excluir fisicamente os registros, mas apenas logicamente.
Existe um ponto favorável neste aumento de tamanho: Quando você solicita
novas inclusões, o banco utiliza este espaço "morto", que está sob seu
controle, e isso é mais rápido que solicitar mais espaço ao Sistema
Operacional.
É por causa dessa dinâmica que o tamanho tende a estabilizar, ou passar
a crescer muito pouco, porém, como ele quintuplica em apenas um dia de
funcionamento, acho que se você não modificar sua lógica, você realmente
terá que efetuar backup/restore (não precisa recriar como você
descreveu) com freqüência para não sofrer degradação de performance.

[]s Eduardo