Re: [firebase-br] Descobrir estrutura de tabelas e campos via programação.

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Sáb Mar 10 15:32:25 -03 2007

Adriano Santos escreveu:
>  A minha idéia é fazer uma tela de atualização do banco, onde usarei os comandos sql no ExecuteDirect do SqlConnection. Daí antes de aplicar o que quero eu vejo se é necessário entende?

Sim. Isso é muito interessante.
Alguns SGBDs permitir execução condicional de código mas no Firebird,
até onde tenho notícias, esse recurso não deverá ser implementado em
um futuro próximo.

> Lembro-me que na outra empresa tinha uma rotina bem podre, funcionava,
> mas era podre.
>  Os caras mandavam adicionar o campo, mas colocavam a sentença dentro de
> um try...except...end com o except vazio, ou seja, mesmo que desse crash
> não ia acusar.
>  Não quero fazer isso, fica muito mal-feito falaí?

Não é uma forma muito elegante de resolver o problema, mas é
indiscutilvemente muito rápida de ser implementada. Talvez por uma
questão de tempo curto e orçamento baixo os caras escolheram esse
caminho.

Abraço!
Jeferson Oliveira