Re: [firebase-br] Descobrir estrutura de tabelas e campos via programação.

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Sáb Mar 10 14:21:33 -03 2007

Adriano Santos escreveu:
> Vou incluir o campo NOME na tabela TABELA1, quero, antes de aplicar o
> alter table saber se o campo já existe pra não dar erro na hora de
> enviar o comando. Ou quero criar a tabela TABELA2 e quero saber se a
> mesma já existe. É possível não é?

Verificar a existência de objetos no banco de daods é possível. Mas o
teste, para execução ou não dos comandos para criação dos objetos,
deve ser feito pelo seu aplicativo atualizador.

A sentença abaixo permite verificar a existência de um campo em uma tabela:

select F.RDB$FIELD_NAME
from RDB$RELATION_FIELDS F
where F.RDB$RELATION_NAME = :NomeTabela
  and F.RDB$FIELD_NAME = :NomeCampo

Para identificar outros objetos, como índices, stores procedures,
tabelas, triggers e views, analise a estrutura das tabelas de sistema.

Abraço!
Jeferson Oliveira