[firebase-br] Mudar charset, dialect e pagesize com banco em produção,

Adriano Santos artes em doiscliques.com
Sex Mar 9 23:18:17 -03 2007

Pessoal,

Nosso pagesize no banco hoje é o padrão, 4096 parece, e precisamos mudar
para um maior. 81 alguma coisa, num lembro direito. Porém um de meus
programadores da equipe informou que fez pesquisa a respeito disso e ele
descobriu que a forma como o firebird grava os dados no disco rigido é
diferente, num sei o que lá de cluster do hd e sei lá mais o que, (acho
que viajou mais tudo bem), por isso queria saber o seguinte:

A performance pode ser afetada aumentando ou diminuindo o pagesize?
Dependendo do tipo de HD, velocidade do computador e outros fatores de
hardware o pagesize pode ficar mais lento ou mais rápido para acessar e
gravar os dados no disco?

Ex. um hd sata demora mais pra gravar dados de um banco firebird com
pagesize 8192 do que se fosse 4196?
Obs. Ignorem os números, nunca acerto de cabeça isso. ;)

Um detalhe, tivemos um treinamento do Bruno Lichot no trampo e ele nos
aconselhou isso, porque? Porque vamos usar este banco de dados para
n-tier, por isso as dúvidas.
Não manjo muito de banco de dados.

Obrigado.

Adriano Santos
Desenvolvedor Delphi desde 1998. Professor e programador PHP.
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Cruzeiro do Sul, SP.

Colunista e Comissão Editorial da revista ClubeDelphi.