[firebase-br] Componentes de Acesso

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Sáb Jun 30 08:13:28 -03 2007

Prefiro o DBX, apesar de teoricamente mais lento, a diferença de
performance é insensível. A vantagem é que seus componentes, apenas dão
suporte ao programador acessar e trabalhar com os dataset, uma segunda
biblioteca é que faz a interface com o cliente do banco de dados, daí
você pode usar o próprio driver de acesso ao interbase, ou procurar um
específico do firebird. Para migra ou trabalhar com outros bancos também
é indiferente. O Zeos também tem possibilidade de migrar para outros
bancos, mas fico meio com o pé atrás, praticamente nunca tive problema
com o DBX e ouço o pessoal da lista relatar um problema de commit do
Zeos que é preocupante.
Do mais, o importante é você entender que a arquitetura clientexservidor
ou multicamadas é bem diferente do que agente fazia no clipper, algumas
das suas soluções vão ter que ser alteradas, como concorrência de
registro e o acesso a tabelas.

--
Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos