Re: [firebase-br] Defalt não funciona

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Ter Jun 26 16:38:35 -03 2007

Juvencio Leite escreveu:
> os
> componentes são na maioria ligados ao Banco, eles mesmos se encarregam do
> preenchimento, ou seja, eu não dou insert manualmenteinformo que o
> dataset(tabela) esta em modo de insersão e posteriormente aplico o post
> (gravar) na tabela,

Entendo. Mas perceba que NÃO há outra forma de manipulação dos dados a
não ser através de comandos SQL. Se você não os escreve alguém
escreverá pra você (bom) mas nem sempre escreverá da forma que você
gostaria (mau). Para saber o que sua aplicação está enviando para o
banco de dados utilize um programa de monitoramento de SQLs. Eu sugiro
o UIB SQL Monitor:
http://www.progdigy.com/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=2

> e como seria uma triguer preenchendo o defalt dos
> campos?

Uma trigger disparada no evento BeforeInsert da tabela, que testaria o
valor do campo para modificá-lo se necessário teria:

if (new.Campo2 is null) then
begin
  new.Campo2 = 'AlgumValor';
end

> ps: o خوفنسيو يته دا سيلفا e a assinatura do meu nome em Árabe :)

Legal! Obrigado pela tradução. :D

Abraço!
Jeferson Oliveira