[firebase-br] Indeces

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Sex Jun 22 15:12:38 -03 2007

Olá Daniel

O importante é que você perceba a diferença de conceito.
No xBase você construia índices e os selecionava conforme a necessidade
de consultas em tabelas com ago como SET INDEX TO.

Nos SGBDs você também cria índices para otimizar consultas, porém, o
próprio servidor vai fazer a seleção do índice adequado conforme suas
consultas.

Ex. Em clipper, você faria algo como: (desculpe se não lembro as sintaxes)

Use Tabela
Set indice to meu_indice
FIND 'Joao'

em FB

Select Nome, endereco, etc
from tabela
where nome = 'Joao'

O próprio FB se encarregará de utilizar o índice que resulte na maneira
mais eficiente de se localizar o registro com 'Joao'

O importante aqui é saber que você deve ter indices que melhorem a
performance de suas consultas ou relacionamentos mais comuns, porém,
como já deve ser de seu conhecimento, mesmo em xBase, quanto mais
índices, mais degradação de performance nas operações de escrita.

Bem, espero ter ajudado. Consulte a documentação do IB/FB ou de outros
(a documentação do MySQL traz textos fantásticos sobre este assunto)
para melhor orientação. Talvez o mais difícil seja realmente a mudança
do paradigma TABLE -> FIND / SET FILTER para o SELECT .. FROM .. WHERE

[]s Eduardo