[firebase-br] FB x CLIPPER

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Sex Jun 22 12:00:50 -03 2007

Justamente isso que eu queria saber... se o Clipper pode acessar FB

Acho que nao fui claro na minha pergunta

É porque tenho um sistema aqui que é Clipper + ADSServer ( tabelas Dbf
mesmo )

Mas achei que de alguma forma o Clipper pudesse gravar em FB

Valeu pela dica :)

Marcelo Silva
msn: marcvan em ig.com.br
cel: (11) 9693-4251

----- Original Message -----
From: "Otto Fuchshuber" <ottofuch em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, June 22, 2007 11:05 AM
Subject: Re: [firebase-br] FB x CLIPPER

Meio estranha esta pergunta. O Clipper foi inicialmente desenvolvido para
compilar os programas do dBase que eram interpretados. Depois adicionaram a
possibilidade de criar também os arquivos .dbf quando o dBase estava na
versão III plus. O dBase evoluiu para versões 4, 5 etc. mas o Clipper e seus
índices .NTX ficou parado no dBase III plus com algumas alterações.

Quando o dBase incorporou o modelo dBase, na realidade criou procedimentos e
funçoes que emulam um simples gerenciador de banco de dados "embedded" que
acompanha todos programas. Pelo que sei, o Clipper nunca permitiu acessar
outro tipo de banco de dados, mas permite acessar versões mais novas do
dBase, o que se evidencia pela terminação dos arquivos de índices, mudando
de .NTX para .CDX etc.

100+

Otto