Re: [firebase-br] Bug Grave no Firebird 2.0 - Chave primária duplicada

DANILO danrgomes em gmail.com
Qua Jun 20 18:30:14 -03 2007

Não sei se ajuda mas ...... aconteceu um erro igual comigo hoje numa trigger
e apenas mudei o nome dela e resolveu .... (Firebird 1.5).

----- Original Message -----
From: "Orsini Vicari" <orsini em postoconsul.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, June 20, 2007 2:28 PM
Subject: [firebase-br] Bug Grave no Firebird 2.0 - Chave primária duplicada

Executei o restore do meu banco de dados e apareceu a mensagem abaixo:

gbak: Cannot commit index RDB$PRIMARY71
gbak: ERROR: attempt to store duplicate value (visible to active
transactions) in unique index gbak: "RDB$PRIMARY71"
gbak: ERROR: action cancelled by trigger (2) to preserve data integrity
gbak: ERROR: Cannot deactivate index used by an integrity constraint
gbak: Exiting before completion due to errors

Quando fui verificar o motivo, descobri que existem 2 registros com a mesma
chave primária.

Faço a replicação completa desses dados entre as 7 empresas do grupo de
Postos de Combustíveis, e em nenhuma filial existe a duplicidade dos
registros.

Detalhes:
1. Computador Pentium D, 120 GB HD, 2 GB Ram e placa de servidor Intel (não
sei o modelo);
2. Sistema operacional: Debian;
3. Firebird 2.0 CS;
4. Banco de dados com 4 GB;
5. Banco de dados com mais de 17 milhoes de registros;
6. Nunca desativei os índices da chave primária para que esse tipo de erro
ocorresse, porque utilizo integridade referencial, já que é uma tabela muito
importante;

Orsini Vicari
São José dos Pinhais, PR
Skype: orsini