[firebase-br] Pesquisa DBExpress

INFOSAG infosag em terra.com.br
Dom Jun 17 23:09:55 -03 2007

show.
----- Original Message -----
From: "Fausto" <fausto.s.a em uol.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Sunday, June 17, 2007 10:38 PM
Subject: Re: [firebase-br] Pesquisa DBExpress

Anderson..
Se estiver utilizando DBExpress, esqueça tudo o que leu aqui..
Não há necessidade de ficar abrindo e fechando o ResultSet Detail..
Siga os passos abaixo.
Insira em seu DataModule ou Form.. os seguintes componentes:
2 SQLDataSet onde vamos chama-los de SqlMaster e SqlDetail
1 DataSetProvider -> DspMaster
1 DataSource        ->DSLink
Configure a propriedade SqlConnection de SqlMaster e SqlDetail apontando
para seu componente de conexão
No SqlMaster monte o select normalmente
ex:
*SELECT    P.NRPEDIDO,   P.DATAEMI,     P.CLICOD, C.CLINOM
FROM    PEDIDOS P
INNER JOIN    CLIENTES C
ON   (P.CLICOD = C.CLICOD)
*Torne os campos persistentes.. dois cliques e Ctrl+A
Aponte a propriedade DataSet do DspMaster para o SqlMaster
E aponte a propriedade DataSet do DSLink também para o SqlMaster
Agora monte o CommandText do SqlDetail..
ex:
*SELECT IT.NRPEDIDO, IT.PROCOD, PR.PRODUTO,IT.QDEITE, IT.PRCUNT
FROM    ITENS IT
INNER JOIN PRODUTOS PR
ON (PR.PROCOD = IT.PROCOD)
WHERE IT.NRPEDIDO =  :NRPEDIDO
*Agora aponte a propriedade DataSource do SqlDetail para o DataSource DSLink
Insira agora dois ClientDataSets vamos chama-los de CdsMaster e CdsDetail
No CdsMaster aponte a propriedade providername para DspMaster
Torne os campos persistentes Ctrl+A, você vai notar que além dos campos
do select irá aparecer um outro item
CdsMasterSqlDetail do tipo TDataSetField.

Agora antes de persistir os campos no SqlDetail mude a propriedade
Active do SqlMaster para true..
Agora Ctrl+A, no CdsDetail  ligue a propriedade DataSetField para
CdsMasterSqlDetail.
Pronto.
Agora todos os comandos tanto de abertura qto de gravação.. Post,
ApplyUpdates você os executa no master que eles refletirão no detail.
Espero ter ajudado.
Fausto

*

*