[firebase-br] Ferramenta de Replicação que realmente funcione

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Qui Jun 14 08:48:24 -03 2007

Fernando Reis Guimarães escreveu:
> Bom, 3 camadas com aplicativo desktop e uma camada no meio para conversar
> com o banco , na minha opinião é menos produtivo doque uma aplicação WEB.
>
> php, .net, asp

Acho que os conceitos estão sendo confundidos aqui.
Você pode ter um aplicativo desktop funcionando em três camadas e web.

O desktop faz o papel de thin client e o servidor de aplicação (camada
do meio) está em um servidor web (escrito em php, por exemplo). A
comunicação entre o thin client e a camada do meio pode ser feita,
inclusive, via simples http, dispensando COM, DCOM, SOAP, etc.

Naturalmente, o início do desenvolvimento em 3 camadas faz parecer menos
produtivo, envolve mudança de paradigma e a curva de apreendizagem pode
ser grande. Mas como toda mudança de plataforma de desenvolvimento,
depois que vamos construindo nosso framework, a coisa fica tão ou mais
simples que o desenvolvimento convencional em uma ou duas camadas, com
inúmeras vantagens de quebra.

[]s Eduardo