[firebase-br] SP ou Trigger

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Ter Jun 5 17:18:35 -03 2007

São coisas distintas e talvez você use as duas.

Trigger = Gatilho, ele dispara o procedimento antes ou depois de ocorrer
um evento, que pode ser a inclusão, alteração e exclusão de um registro.
Por exemplo, você pode criar uma trigger para inicializar campos default
de um registro e programar para que ela seja executada antes da inclusão
de um registro, ou ainda, fazer teste de campos obrigatórios antes da
inclusão ou alteração de um registro. Depois da inclusão, alteração ou
exclusão de um registro de movimento de estoque por exemplo, você pode
calcular o saldo do item no estoque. Você pode ter diversas trigger para
o mesmo evento, você numera cada uma para que o firebird saber qual a
ordem que deve ser executada. Uma trigger é similar aos eventos dos
dataset do delphi.

Uma procedure é procedimento usado para alterar ou retornar valores, mas
ele deve ser chamado ou por um comando select ou por um comando execute.
Ela pode ser chamada de dentro de uma trigger. Uma procedure é como uma
procedure do Delphi e sua finalidade é a mesma, isolar um código para
que ele possa ser reutilizado e chamado de vários lugares.

Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos