[firebase-br] Inserir um novo campo em todas as tabelas

Paulo Geloramo paulogeloramo em terra.com.br
Ter Jun 5 13:33:43 -03 2007

Já que detectou um MAU planejamento, seria indicado
estudar a viabilidade de primeiro corrigir o banco de dados
e depois adicionar o CODIGO_EMPRESA, tendo em
vista que o Firebird permite trocar pneu com o carro
em movimento, caso seu banco esteja em produção.
t+

----- Original Message -----
From: "Fausto" <fausto.s.a em uol.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, June 05, 2007 12:09 PM
Subject: [firebase-br] Inserir um novo campo em todas as tabelas

Bom dia amigos..

Devido a um mal planejamento no design de uma base de dados, cheguei a
conclusão que preciso inserir um campo "CD_EMPRESA INTEGER NOT NULL" em
todas as tabelas de minha base e ainda por cima criar um indice para
este campo, existe alguma forma de fazer isso via script?
E ainda neste script eu gerar um trigger para ser disparado no before
insert de cada tabela este trigger iria simplesmente gravar o codigo da
empresa neste campo.
Explico. o sistema,ainda em desenvolvimento, passou a ser multi-empresa,
portanto vou precisar deste novo campo para identificar os registros de
cada empresa.
Estou utilizando Delphi 7 +DBExpress+Firebird 1.53 com RemObjects.
Grato
Fausto