[firebase-br] Firebird com Vista (tinha esquecido do assunto)

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Seg Jun 4 19:14:14 -03 2007

Marco Antonio Albuquerque escreveu:
> estou com um problema de configuração do firebird (cliente) vs 1.5
> no windows vista home acesso a um servidor com Windows XP
> travando o acesso ao  painel de controle. Alguem poderia me ajudar?

Dois pontos importantes sobre esse assunto:

1) O instalador do Firebird 1.5, que foi desenvolvido muito antes do
lançamento do Windows Vista, não está adequado as novas exigências
desse sistema operacional para criação de ícones no Painel de
controle, os chamados "Applets".
Portanto se durante a instalação do Fb 1.5 a opção "Install Control
Panel Applet" não for desmarcada, o applet do Firebird será criado, e
ao acessar o Painel de controle ocorrerá um travamento.
Esse problema não ocorre com o instaldor do Firebird 2.0.

2) Você instalou o Firebird em uma máquina cliente? Por que? Basta ter
a biblioteca de acesso (fbclient.dll ou gds32.dll) e mais nada, em
qualquer sistema operacional, em qualquer linguagem que sua aplicação
seja desenvolvida, sempre.

Li em outra thread que você está querendo criar coragem para utiliza o
Windows Vista, então para aumentar seu ânimo, saiba que tenho alguns
clientes utilizando, em produção, as versões HomeBasic e Business com
Firebird 1.5 sem problemas.

Abraço!
Jeferson Oliveira