[firebase-br] Stored Procedure

Sérgio Luiz Krüger sergio.luiz.kruger em gmail.com
Sáb Jul 21 20:22:45 -03 2007

    Boa noite Paulo,

    Obrigado pelo auxílio. Fico tranquilo em saber que existem pessoas
desenvolvendo dessa forma. Não que eu esteja querendo ficar trocando de
banco de dados toda hora, mas gostaria de portar para pelo menos Firebird,
MySQL e quem sabe, PostGreSQL. Trabalhando dessa forma também ficaria padrão
o acesso tanto para web quanto para aplicações windows, sejam elas em .net,
java ou Delphi.

    Vou desenvolver um projeto bem pequeno, simples, para aprimorar a
técnica e descobrir qual a melhor forma de controlar a concorrência.

    Abraços.

    Sérgio Luiz Krüger

----- Original Message -----
From: "paulosxs Yahoo!" <paulosxs em yahoo.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Saturday, July 21, 2007 3:51 PM
Subject: Re: [firebase-br] Stored Procedure

Prezado Sérgio, quanto à estratégia (usar SPs como camada) eu sou da
mesma opinião, e, como já disse, é assim que procedo. Quanto à
prioridade de alteração de registros pelos usuários, realmente há o
risco de uma alteração de um usuário anular a alteração de outro
ocorrida imediatamente antes. Mas, nesse caso, a questão é mais de
arquitetura operacional do sistema. Isto é, se ambos os usuários
possuírem permissão para a alteração de um mesmo registro, o sistema
manterá o último a ter alterado. Três métodos que sugiro para amenizar
este problema são:
1. Feedback: Após a alteração, o sistema exibe o que foi alterado. Nesse
caso, a responsabilidade de checar a alteração é passada para o usuário.
2. Log: Antes de alterar, o sistema verifica se outro usuário alterou o
registro há menos de X minutos (isso é feito a partir de um log de
eventos). Nesse caso, o sistema retorna uma mensagem indicando que o
registro foi recentemente alterado por outro usuário.
3. Status: Há atualizações que naturalmente protegem o registro na
alteração da sua situação. Por exemplo, em uma agenda, dois usuários
tentam agendar um mesmo horário. Quando o primeiro usuário reserva o
horário, este fica automaticamente protegido para novos agendamento,
originando um bloqueio para o segundo usuário.