[firebase-br] problemas para navegar nos registros

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Dom Jul 22 16:40:51 -03 2007

Leonardo Baldino wrote:
 > é que  eu estou fazerndo um sistema em java e queria saber
 > se tem como fazer um select  pro meu botão proximo que
 > exiba o proximo registro sempre que eu
 > clicar no botão pq eu fiz uma pesquisa com o help do IBExpert e ele me
 > nostrou um comando next para usar no select mas eu naum
 > entendi como usar
 > este comando da maneira que o IBExpert mostrar  pode isso eu
 > queria saber se
 > alguem sabe alguma coisa nesse assunto

Se você se refere ao comando next exemplificado nesse link
http://www.ibexpert.info/documentation/%20%208.%20IBExpert%20Tools%20Menu/%20%206.%20IBEBlock%20(EXECUTE%20IBEBLOCK)/%20%203.%20IBEBlock%20functions/%20%205.%20Dataset%20functions/ibec_ds_Next/73560.html
saiba que, como está explicado na página que se abrirá ao clicar no
endereço acima que essas são funções do IBEBlock, uma sub-linguagem
utilizável no IBExpert que disponibiliza alguns recursos que não estão
presentes no SQL padrão. Isso não tem nada a ver com Firebird.

Outro ponto importante, é que sua dúvida se refere a como utilizar banco
de dados em Java, e não está diretamente relacionada ao Firebird. Sugiro
que estude e aprenda a utilizar JDBC, e então verá que é muito simples
navegar por um ResultSet.

Você encontrará mais facilmente respostas para dúvidas sobre JDBC se
buscar ajuda em sites e grupos de discussões da linguagem Java.
Sugiro esses links:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=java+%2B+jdbc+%2B+tutorial&btnG=Pesquisar&meta=lr%3Dlang_pt
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=java+%2B+jdbc+%2B+firebird+%2B+tutorial&btnG=Pesquisar&meta=lr%3Dlang_pt

Abraço!