[firebase-br] "Semáforo" no Firebird

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Qui Jul 19 16:49:58 -03 2007

Olá pessoal! Estou quebrando a cabeça para resolver um problema, gostaria
que vocês me dessem uma ajuda... Eu tenho a seguinte situação:

Tenho um sistema de gestão que é integrado à contabilidade, e este sistema é
multi-empresa. Todos lançamentos para as tabelas contábeis são feitos via
stored procedures. Na contabilidade, cada lançamento contábil deve receber
um número único que é zerado para cada combinação de exercício / empresa e
que obviamente não seguem paralelamente. Assim:

                    Empresa 1      Empresa  2      Empresa 3

Lanctos:       1 / 2007            34 / 2007        5467 / 2007

                    2 / 2007           35 / 2007        5468 / 2007

* o exercício mudou *

                   1 / 2008            1 / 2008             1 / 2008

                   2 / 2008            2 / 2008             2 / 2008

Muito bem. Acontece que o sistema é alimentado por dezenas de funcionários,
e praticamente todos os módulos geram lançamentos contábeis. Como o
sequenciamento dos lançamentos é feito de forma tosca (SELECT
MAX(COD_LANCAMENTO) FROM TABELA WHERE EMPRESA = 123), ocasionalmente
acontece de duas procedures diferentes disparadas ao mesmo tempo gerarem
lançamentos contábeis com a mesma numeração para a mesma empresa.

Eu pensei em montar um tipo de semáforo; Se houvesse como comunicar o
Firebird com uma interface externa, eu faria um webservice que enfileirasse
as requisições e disponibilizasse os números; Como não existe, eu preciso
criar esse mecanismo dentro do firebird. Pensei em algo assim:

- Crio uma tabela de semáforo com três campos: “Código da empresa”,
“exercício” e “número do lançamento”.  Cada stored procedure que fosse gerar
um lançamento contábil iria acessar esta tabela, procurar o último
lançamento para o exercício e empresa desejada e acrescentar 1 no número,
gravando o novo número do lançamento nesta tabela.

DÚVIDAS:

1) Para que este mecanismo funcione correntamente, eu precisaria fazer um
lock explicito na tabela que fornecerá os números de lançamentos. Seria esse
o select ?:

SELECT COD_LANCAMENTO FROM SEMAFORO WITH LOCK

WHERE EXERCICIO = 2007 AND EMPRESA = 1

2) Como libero o ‘lock’ depois de utilizado ?

3) Como faço para a minha stored procedure não gerar um deadlock e sim
aguardar a liberação do registro (uma como um ‘REPEAT UNTIL IS LOCKED’) para
continuar ? Existe essa possibilidade ou eu tenho que tratar isso dentro da
minha aplicação ?

[]’s

Rodrigo A. de Freitas

Análise & Desenvolvimento