[firebase-br] Duvidas com transacao

ajbzagatti em bol.com.br ajbzagatti em bol.com.br
Qui Jul 19 15:35:56 -03 2007

Caros amigos da lista,

Sou novo na lista, e esta é a primeira vez que estou escrevendo (portanto desculpem minha ignorância)

Tem-se falado muito de transação no firebird, e tenho algumas duvidas:
Quem inicia (start) uma transação. ?
È os componentes de acesso ou o firebird. ?
Uma transação não deveria iniciar somente quando houvesse alguma mudança no banco de dados (somente antes de append / edit / delete). ?
 Por que teria sentido confirmar ou não (commit / rollback) um transação, se somente abri uma tabela para leitura. ?

Mais uma...
Estive fazendo um teste com “ClientDataSet” (obs: nunca tinha usado), e de acordo com o artigo (Construindo Aplicações com ClientDataSet e IBX) que diz:
“Após o ClientDataSet ser carregado o Provider  fecha o dataset e confirma (commit) a transação.”
No exemplo que fiz, o dataset e fechado, mas a transaçao não é confirmada(commit).
Estou fazendo algo errado. ?

Aproveitando este e-mail (desculpem os OFF) adquiri nesta semana, o livro “Firebird Essencial” e fiquei impressionado com o conteúdo do livro (achei d+).
Não esperava um livro bom como esse, melhor dizendo OTIMO.
Parabéns CANTU

Desculpem tbem o tamanho deste e-mail, foi muito grande.

Ângelo.