[firebase-br] Duvidas sobre Firebird 2.

Ivan Bernardes Santos - Gmail 2 lecovanbs em gmail.com
Ter Jul 10 10:47:30 -03 2007

Bom dia a todos,

Estou usando D7 + FB 1.5 + DBExpress. Ainda não migrei para o FB 2 por isso
quero tirar umas duvidas.

As busca estão muito lentas em meus sistemas, faço buscas usando
UPPER(CAMPO) e UPPER(O QUE QUERO BUSCAR).

O Firebird 2 é Case Sensitive?

Se for não precisarei usar mais o UPPER.

Faz busca em acentos tanto maiúsculo quanto minúsculo?

Hoje uso FB 1.5, e em meu BD esta salvo um a informação desta forma “Kefas
Informática e Papéis”.

Então uso UPPER para o acaso se digitarem em maiúsculo.

Se fizéssemos uma busca assim: UPPER(Kefas Informática e Papéis) LIKE
UPPER(''%'+ KEFAS INFORMÁTICA E PAPÉS+'%'')  não retornaria nada, mas se
fosse assim retornaria: UPPER(Kefas Informática e Papéis) LIKE UPPER(''%'+
KEFAS INFORMáTICA E PAPéS+'%''), pois os acentos estão salvos em minúsculo.

Sempre faço busca assim:

Sql:= Sql+'WHERE UPPER('+CBCampo.Value+') LIKE UPPER(''%'+EDBusca.Text+'%'')
';

…

Mas uma das mensagens da lista (Usar Like ou o que?) descreve para usarmos
CONTAINING ou STARTING WITH:

…

Sql:= Sql+'WHERE UPPER('+CBCampo.Value+') CONTAINING
UPPER('''+EDBusca.Text+''') ';

…

Sql:= Sql+'WHERE UPPER('+CBCampo.Value+') STARTING WITH
UPPER('''+EDBusca.Text+''') ';

…

Mas ainda minhas busca estão super lentas, o que posso fazer para melhorar a
performance de um SQL?

Falow,

Ivan