[firebase-br] Qual Firebird utilizar?

Pedro José F. Castro news.pj em gmail.com
Qui Jul 5 15:39:27 -03 2007

Se não me engano, a principal diferença entre o SuperServer e o
ClassicServer é que na primeira é criado um único processo no servidor para
gerenciar todas as conexões ao banco, enquanto que a segunda é criado um
processo para cada conexão. Ou seja... No SuperServer teoricamente se der
problema em alguma conexão e o processo congelar, todas as demais conexões
sofrerão consequencias, enquanto que na Classic vc pode matar aquele
processo específico sem derrubar todo o banco. Por outro lado, a Classic
tende a utilizar mais recursos da máquina.

Tenho utilizado há algum tempo a ClassicServer em servidores linux sem
nenhum problema. Mas tenho lido muitas recomendações positivas sobre o
SuperServer para servidores em produção. Não experimentei ainda, pois a
classic tem me atendido muito bem.

Para saber se a máquina é 32 ou 64 bits vc precisa saber qual o processador
da máquina. Processadores de 64 bits podem ser mais rápidos que os de 32
bits pq conseguem processar maior quantidade de dados em uma única operação,
pois trata-se da quantidade de bits internos do chip. Vc pode dar uma
pesquisada na internet sobre o assunto. Entretanto, não sei dizer exatamente
que consequencias pode ter instalar o firebird para 64bits numa máquina que
seja 32bits. Com certeza ganho de performance não terá, pois a velocidade do
processamente neste caso será limitada pelo processador a 32bits.

É altamente recomendado que vc faça o backup no firebird1.5 e depois o
restore no firebird2.0. Aliás, é recomendado que vc faça este processo de
backup e restore frequentemente principalmente em bancos que atendem muitas
operações de gravação e exclusão de dados. E é sempre recomendado que vc
faça backup de seus dados, por via das dúvidas.

At,
Pedro.