[firebase-br] PLAN

Samuel Duarte Matos samuelmatos em cprinformatica.com.br
Qui Jul 5 15:28:06 -03 2007

Olá a todos.

Me deparei com uma situação estranha.
Vejam o seguinte

Tenho uma tabela de itens. Esta tabela é ligada com uma tabela de grupos
(not null), com uma tabela de localização de estoque(null) e com uma tabela
de unidades de medida(not null).

Bem, vejam o seguinte exemplo:

select i.id_item,
         i.ds_item,
         i.id_grupo,
        g.ds_grupo,
        i.id_localestoque,
        l.ds_localestoque,
        i.id_unidademedida,
       u.ds_unidademedida
from item i
join grupo g on (g.id_grupo = i.id_grupo)
join unidademedida u on (u.id_unidademedida = i.id_unidademedida)
left join localizacao l on (l.id_localestoque = i.id_localestoque)

Até aí tudo bem, mas o que eu notei utilizando a análise de performance do
IBExpert é que se eu colocar o left outer join ANTES dos outros dois joins,
a consulta fica mais rápida.

Alguem tem alguma ponderação a fazer a esse respeito?
A ordem dos joins/left joins mudam a performance do select?

Obrigado a todos

Samuel