[firebase-br] utilizar o firebird

Forrest® fernando.bg em gmail.com
Qua Jul 4 20:51:10 -03 2007

Felipe Barros wrote:

> 1) utilizam tedit ou tdbedit?

Eu utilizo componentes DataWare.

> 2) utilizam trigger?
Sempre que possível eu utilizo triggers e procedures. Tento manter o
maximo possível concentrado no BD. Mas atente para o seguinte, se for
um aplicativo multi banco esse não é um bom procedimento, mas no meu
caso não é multi banco então pode se concentrar a maior parte da regra
no BD mesmo.

> 3) onde ficam as regras de negócios.

Essa resposta depende muito da arquitetura que vai ser adotado para o
sistema. Se ele vai ser Client/Server ou se ele vai ser em camadas. Se
form client/Server e não tiver a necessidade de ser multi bancos pode
se concentrar a maior parte no BD mesmo, mas se for multi bancos na
aplicação é a melhor solução. Agora se form Em camadas eu aconselharia
ficar tudo na camada de regras mesmo.