[firebase-br] Uso do firebird com computadores Thin Client.

Prowin Informática prowin em prowin.com.br
Qua Jul 4 19:12:26 -03 2007

Vamos lá...

1) Uma aplicação que roda normalmente em um compuatdor desktop , irá
funcionar normalmente nestes computadores thin client?
R.: Sim.

2) Como utilizo o banco de dados firebird , eu preciso instalar as dlls
do firebird nas estações. Se for um computador thin client, eu terei
como instalar essas dlls ?
R.: Sim. Normalmente, as thin client têm um chip onde está o Windows (ou
outro S.O.). Ele tem uma capacidade pequena, mas dá para as instalações.
Este chip está sempre protegido (normalmente, por software). Vc deve
desabilitar a proteção, só para instalar a aplicação, dlls e configuração do
ODBC (se for o caso). A proteção deverá ser reabilitada, depois.

3) Para se usar computadores thin Client , é necessário configurar
o terminal services ?
R.: Não. Elas rodam como desktops normais, mas se você tiver uma rede boa
para isso e sentir que vários usuários acessando um mesmo "servidor" não vai
dar problema... pode ser uma boa idéia. A limitação disso, é que não dá pra
crescer muito.

4) Nas minhas aplicações eu utilizo o c:\temp, terei como continuar
a usar c:\temp nos computadores thin client ?
R. Não é boa idéia.
 Talvez, se você conseguir particionar o chip... se não der pra usar uma
pasta no servidor...  em último caso, pense numa pendrive pequena para cada
estação... dá pra justificar isso pro cliente, alegando que é uma "chave"
para se acessar o sistema... aí, você aproveita e coloca algo na pen que
realmente faça que o sistema não rode se ela não estiver conectada.

Acho que é isso...

Sérgio

É o seguinte: tenho um sistema que roda perfeitamente em computadores
com Windows 98 e Windows  XP, escrito em delphi usando firebird 1.05

Acontece que um dos meus clientes pretende comprar 5 computadores thin
client.

[...]

Bom , espero que alguém possa me esclarecer algumas dessas dúvidas e
quem tiver experiência no assunto que possa relatar algo, pois qualquer
ajuda será muito bem vinda.

Obrigado a todos.

Lázaro Santos.