[firebase-br] Criando Banco e tabelas

HPensador helio.oliveira em as.unifacs.br
Ter Jul 3 16:21:20 -03 2007

> Sou iniciante em firebird, estou dando uma estudada nesse banco,
> gostaria de saber dos amigos da lista se tem como criarmos o banco,
> posteriormente as tabelas e ainda sabermos se existe determinado
> campo, e em não existindo criá-lo, utilizando delphi

Para criação do Banco e Tabelas utilize o IBExpert que é uma excelente
ferramenta.

Para verificar via aplicação (Delphi) se determinado campo existe e
caso não cria-lo vc pode utilizar uma query com o seguinte comando.

SELECT A.RDB$FIELD_NAME
FROM RDB$RELATION_FIELDS A
WHERE A.RDB$SYSTEM_FLAG = 0
  AND A.RDB$FIELD_NAME = NOME_CAMPO
  AND A.RDB$RELATION_NAME = NOME_TABELA

Com o select acima vc verifica se o campo existe, caso contrario vc
cria.

ALTER TABLE NOME_TABELA ADD NOME_CAMPO DOMINIO*

* Dominio é o tipo de dado que será armazenado no referido campo.

Sds,

HPensador