[firebase-br] Res: E-commerce / Velocidade no Firebird

Igor Aguiar igor_aguiar em yahoo.com.br
Seg Jul 2 18:47:14 -03 2007


Deixando de lado a discussão entre qual BD é melhor, e focando na questão da velocidade, posso dizer que lentidão é um problema que não tive com Firebird.
Noś aqui na empresa desenvolvemos um sistema de rastreamento de veículos e usamos o Firebird (1.5) como banco de dados. O fato é que em alguns clientes, chegamos a fazer mais de 20 inserções por segundo na tabela de histórico de posições, sem nenhum problema. 
Existe outra tabela que também sofre várias inserções constantemente, sendo que essa além de possuir vários constraints, sofre pelo menos 2 updates por registro, e também não há problema de velocidade.
As consultas (select's) para gerar relatórios em tabelas com mais de 20 milhões de registros também não têm problemas com velocidade.
Mas, tudo isso operando localmente (Firebird na mesma LAN do sistema).
Agora, acessar o firebird remotamente realmente é inviável (principalmente para sistemas com alto tráfego de dados), mesmo com a ajuda do Zebedee (que chega á comprimir os dados trafegados em cerca de 30% do seu tamanho original). O último teste de acesso remoto que fiz foi utilizando um link de 2 megas, com Zebedee, e o resultado não foi muito satisfatório.
Pelo que li em vários artigos, o protocolo para comunicação cliente/servidor que o Firebird utiliza não foi projetado para conexões com banda limitada, apesar de algumas melhorias estarem sendo implementadas nesse sentido para as próximas versões.
Bom, isso não é um grande problema para mim, já que eu não gostaria de expor meu servidor de banco de dados em uma rede não confiável (principalmente a internet) de qualquer maneira...

Esse é um link com algumas comparassões de velocidade entre os principais bancos de dados gratuitos atualmente (apesar de o MySQL não ser gratuito dependendo da aplicação): http://www.sqlite.org/cvstrac/wiki?p=SpeedComparison

Atenciosamente,
Igor

----- Mensagem original ----
De: André Medeiros <andre em solucaoinf.srv.br>
Para: FireBase <lista em firebase.com.br>
Enviadas: Segunda-feira, 2 de Julho de 2007 9:41:33
Assunto: Re: [firebase-br] E-commerce

A não ser a lentidão...






       
____________________________________________________________________________________
Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
http://yahoo.com.br/oqueeuganhocomisso 


Mais detalhes sobre a lista de discussão lista