[firebase-br] Problemas com collate WIN_PTBR

Daniel Chaves danielstratovarius em gmail.com
Qui Jan 18 08:57:30 -03 2007

Bom dia, colegas!

Estou com um problema pelo qual, acredito eu, alguns de vocês já passaram.
Instalei o Firebird com o COLLATE WIN_PTBR para permitir aos usuários da
empresa efetu\rem consultas accent insensitive no sistema. Feitos os devidos
ajustes via programação (as strings de comparação devem ser passadas sem
acentos, correto?), as consultas são executadas perfeitamente. No entanto,
tenho um problema quando da alteração de registros que contenham acentos.
Uso o Delphi 7.0 e o grupo de conexão DBExpress, e o erro aparece quando dou
um ApplyUpdates no dataset. Ele gera uma exceção:

"arithmetic exception, numeric overflow, or string truncation. Cannot
transliterate character between character set".

É o mesmo erro de quando se tenta efetuar uma consulta passando caracteres
inválidos no banco, correto?
Diretamente no banco eu consigo alterar via script sem problemas. Inclusive,
tive o mesmo problema nas ações de exclusão, porém resilvi atribuindo o
script a uma variável e executando no programa. Gostaria de saber se posso
contornar essa situação, e gostaria de saber se algum de vocês tem alguma
dica.

Obrigado

Daniel Chaves