[firebase-br] Firebird x Access

Campus campus em sinos.net
Sex Jan 12 08:14:54 -03 2007

Iisso aconteceu comi tb, se não fosse Oracle, não servia.

Mandei ligar para um distribuidor e perguntar o preço, pois meu produto
seria acrescido em 10% do valor do banco, em função de adequação técnica,
reconfiguração etc.. Nunca mais falaram no assunto, nem em Oracle, nem no
"guru".

Nada contra o Oracle, ele ainda é uma meta profissional que tenho, mas
muitas vezes a gente tem que sair de certas situações, que só com
criatividade conseguimos contornar.

Gastar mais, é um argumento muito forte, que derruba muitas convicções.

----- Original Message -----
From: "Jeferson Oliveira" <jefersonfoliveira em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, January 11, 2007 11:49 PM
Subject: Re: [firebase-br] Firebird x Access

Otto Fuchshuber escreveu:
> O cliente no caso era o pessoal técnico da empresa cliente?
> Senão, como é que o usuário final descobriu que lá na coxia estava o
> Firebird e não mais o Access?

Alguns usuários são curiosos, tem interesse por informática; outros tem
uma equipe (CPD) ou consultor de TI (normalmente responsáveis apenas por
configurações de SO e aplicativos de escritório) que são consultados
como os gurus no processo de aquisição de software. Muitas vezes até em
empresas de médio e grande porte acontecem situações cômicas, como um
diretor comercial levar para a reunião seu sobrinho de 15 anos que é
fissurado por computador (jogos de rede) e que nunca ouviu falar do
Firebird, mas sabe que o melhor que tem é o Oracle.
"Seu sistema não usa Oracle? Então não me serve?"
É claro que com negociações, e apresentação de casos de sucesso essas
situações esses quadros são revertidos, mas não sob a égide da
consagração popular.

> Access, dBase, Paradox foram feito para o desktop, e tem facilidades que o
> cliente-servidor não pode oferecer, como, por exemplo, trazer todo
conteúdo
> de uma grande tabela para dentro de uma grid.

Isso também não é relevante para o usuário final. Se bem orientado ele
aceita muito bem, por exemplo, o uso de uma tela de pesquisa com filtros
para registros, em substituição a botões de navegação que permitem
saltar para o último registro, atividade veloz nos banDos de dados, mas
não apropriada para banCos de dados.

> Acho que cada situação tem que ser avaliada individualmente.

Sim.

Abraço!
Jeferson Oliveira