Re: [firebase-br] Opinião

Campus campus em sinos.net
Qua Jan 10 17:58:48 -03 2007

Eu adquiri os 3 para começar a conhecer o FireBird.

Os livros do Cantú são como os titulos dizem, o essencial e no caso do FB 2,
tudo o que a nova versão trouxe de novo. Abordam o que é nescessário para o
desenvolvimento de sistemas com o FB

O livro da Helem é realmente uma biblia, aborda com profundidade todos os
detalhes técnicos, desde o processo de instalação, até backups e problemas
de corrupção de arquivos.

Todos são ótimos, para mim foi extremamente útil, principalmente por vir do
Paradox, os capitulos que abordam a parte transacional do FB são escelentes.

A Helen reservou um capítulo inteiro sobre transações, e como elas
interferem no desempenho do servidor, Sweep e GC, OIT e OAT são siglas que
para quem quer desenvolver profissionalmente, tendo o FB com base, são
imprescindíveis conhecer, e entender seu funcionamento.

Ela aborda também a estrutura do banco, organização de páginas, indices, e a
forma como os dados são tratados e armazenados, inclusive os Blobs. Fala
sobre comunicação entre client e server, protocolos, passando inclusive
dados sobre a api do FB.

Sem dúvida recomento os 3, e acrescente na lista o Firebird Dicas de
Segurança, do Luiz Paulo de O. Santos.