[firebase-br] Melhor componente para FireBird

Rubem Nascimento da Rocha djpardalrocha em hotmail.com
Ter Jan 9 23:44:58 -03 2007

IBX - Não uso pq ñ sei o quanto (e se existe a possibilidade se) ele pode
ser compatível com versões futuras do FireBird. Os únicos componentes que
vejo serventia ainda pra usar são os de serviços e o de monitoramento de
eventos;

MDO - Me falaram muito bem dele, mas não tenho vivência técnica no
dia-a-dia;

DBX - Junto com ClientDataSet, é uma mão na roda. Se alguma coisa pode
melhorar em termos de performance, procuro apenas verificar o que pode ser
melhorado apenas no banco de dados (criar índices, rever planos de execução,
reescrever melhor as consultas, aproveitar o uso de SPs, etc.), sem falar na
facilidade de mudar a aplicação pra mexer com outro banco de dados, caso um
cliente necessite.

No meu ranking:

1) DBX;
2) IBX;