Re: [firebase-br] Servidor Linux x Estações Windows x Programinha ISS

Ter Jan 9 21:55:50 -03 2007

A questão do ROLE x SYSDBA é porque provavelmente usaram um esquema
(furado, diga-se de passagem) de impedir que o SYSDBA acesse essa base
de dados.

Quanto ao problema da conexão, muito provavelmente é a configuração do
linux (ou da rede) impedindo a conexão na porta 3050 do servidor.

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br

GdCJ> Boa tarde a todos!

GdCJ> Sou novato em Firebird. Na verdade sou contador e administro toda minha
GdCJ> rede no escritório contábil.

GdCJ> A prefeitura de minha cidade (Monte Mor/SP) instituiu a partir de 2007
GdCJ> um programa para controle do ISS (Sigiss Emissor). Link:
GdCJ> http://www.montemor.sp.gov.br/instalador/sigiss.exe. Ele funciona com
GdCJ> base de dados .fdb e vem com o Firebird junto.

GdCJ> Uso no servidor SuSE Linux 10.2 atualizado com Samba. Minhas estações
GdCJ> são diversas (XP e 98).

GdCJ> Instalei o Firebird SS 2.0 no servidor, aparentemente tudo ok. Os
GdCJ> serviços fbguard e fbserver estão funcionando. Troquei a senha do
GdCJ> SYSDBA. Fiz tudo conforme o script que eu li.

GdCJ> Quando rodo o isql no servidor, ele conecta no BD tranquilamente, porém
GdCJ> tive que criar outra conta além do SYSDBA, pois ele diz que existe uma
GdCJ> "role" com o mesmo nome no BD, mas com outro usuário ele conecta
GdCJ> normalmente.

GdCJ> Porém quando tento conectar pelas minhas estações dá o seguinte erro,
GdCJ> usando a mesma sintaxe que eu utilizei no servidor:
GdCJ> CONNECT "192.168.0.100:/home/.../.../.../montemor.fdb"
GdCJ> user SYSDBA password xxxxxxx;

GdCJ> Statement failed, SQLCODE= -902

GdCJ> Unable to complete network request to host "192.168.0.100".
GdCJ> -Failed to stablish a connection.
GdCJ> -Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino se recusou
GdCJ> ativamente.

GdCJ> Cheguei a desabilitar o Firewall do Linux, da Estação, do roteador que
GdCJ> funciona como DHCP Server pras estações, e nada.

GdCJ> No Sigiss o erro é esse:

GdCJ> "O sistema não está conseguindo carregar o Firebird. Verifique se o
GdCJ> Firebird está instalado neste computador. Caso não esteje favor
GdCJ> providenciar a instalação. Agora se você está tentando acessar um outro
GdCJ> computador verifique se o mesmo possue firewall ativado, se houver crie
GdCJ> uma exceção para a porta 3050."

GdCJ> "Não será possível prosseguir a operação devido ao seguinte erro:
GdCJ> Unable to complete network request to host "192.168.0.100".
GdCJ> Failed to establish a connection.
GdCJ> Nenhuma conexão pode ser feita porque a máquina de destino se recusou
GdCJ> ativamente.
GdCJ> Somente a opção para restaurar cópia de segurança está disponível."

GdCJ> Desde já agradeço

GdCJ> Gabriel