Re: [firebase-br] Servidor Linux x Estações Windows x Programinha ISS

José Ribeiro jrs em gaasa.com.br
Ter Jan 9 16:36:03 -03 2007

Faço uma pergunta o Ip da maquina onde esta a sua base de dados é este:
"192.168.0.100". caso negativo, altere o ip que voce conseguira a coneccao
com o banco...

----- Original Message -----
From: "Sandro" <oleber_itajai em yahoo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, January 09, 2007 4:03 PM
Subject: Re: [firebase-br] Servidor Linux x Estações Windows x Programinha
ISS

E a permissao dessa pasta ta tudo ok ?
----- Original Message -----
From: "Gabriel de Castro Jolo" <gabrieljolo.listas em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, January 09, 2007 1:57 PM
Subject: [firebase-br] Servidor Linux x Estações Windows x Programinha ISS

Boa tarde a todos!

Sou novato em Firebird. Na verdade sou contador e administro toda minha
rede no escritório contábil.

A prefeitura de minha cidade (Monte Mor/SP) instituiu a partir de 2007
um programa para controle do ISS (Sigiss Emissor). Link:
http://www.montemor.sp.gov.br/instalador/sigiss.exe. Ele funciona com
base de dados .fdb e vem com o Firebird junto.

Uso no servidor SuSE Linux 10.2 atualizado com Samba. Minhas estações
são diversas (XP e 98).

Instalei o Firebird SS 2.0 no servidor, aparentemente tudo ok. Os
serviços fbguard e fbserver estão funcionando. Troquei a senha do
SYSDBA. Fiz tudo conforme o script que eu li.

Quando rodo o isql no servidor, ele conecta no BD tranquilamente, porém
tive que criar outra conta além do SYSDBA, pois ele diz que existe uma
"role" com o mesmo nome no BD, mas com outro usuário ele conecta
normalmente.

Porém quando tento conectar pelas minhas estações dá o seguinte erro,
usando a mesma sintaxe que eu utilizei no servidor:
CONNECT "192.168.0.100:/home/.../.../.../montemor.fdb"
user SYSDBA password xxxxxxx;

Statement failed, SQLCODE= -902

Unable to complete network request to host "192.168.0.100".
-Failed to stablish a connection.
-Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino se recusou
ativamente.

Cheguei a desabilitar o Firewall do Linux, da Estação, do roteador que
funciona como DHCP Server pras estações, e nada.

No Sigiss o erro é esse:

"O sistema não está conseguindo carregar o Firebird. Verifique se o
Firebird está instalado neste computador. Caso não esteje favor
providenciar a instalação. Agora se você está tentando acessar um outro
computador verifique se o mesmo possue firewall ativado, se houver crie
uma exceção para a porta 3050."

"Não será possível prosseguir a operação devido ao seguinte erro:
Unable to complete network request to host "192.168.0.100".
Failed to establish a connection.
Nenhuma conexão pode ser feita porque a máquina de destino se recusou
ativamente.
Somente a opção para restaurar cópia de segurança está disponível."

Desde já agradeço

Gabriel

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/