[firebase-br] Cuidado com a HOSTLOCATION !

Rodrigo rodrigobuschmann em hotmail.com
Seg Fev 26 10:34:44 -03 2007

Olá, um cliente meu estava usando os serviços da HOSTLOCATION, infelizmente
por indicação minha. Semana passada o sistema parou de funcionar, não se
conectava mais a base, dando a mensagem de arquivo ou diretório não
encontrado. Seguem os fatos que aconteçeram:

* Cada pessoa do suporte dava uma resposta diferente sobre o problema, sem
saber realmente o que estava falando
* Consegui falar com o Marcelo (depois de 2 dias de enrrolação), que se diz
responsável, que me respondeu: "quando dá algum problema no cabeçalho do
banco firebird pode dar essa mensagem de arquivo não encontrado".
?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
* Pedi para restaurarem o backup, já que na página principal deles consta
"total segurança do banco de dados" ... e ele "não temos backup". Nem de 1
dia, nem de 1 mês, nem de 1 ano.
* Backup pelo painel de controle do banco de dados? não funciona, e eu já
tinha comunicado eles disso. Nenhuma providência foi tomada.
* Bem, já que ele tinha dito que o arquivo estava lá e por algum motivo foi
danificado (quem sabe culpa minha né), apesar da msg de erro ser outra, pedi
para ele me enviar, o tal arquivo chegou depois de muita novela, e aconteçeu
o que eu imaginava, a msg ao tentar se conectar é de "invalid database" e ao
abrir ele no bloco de notas pude confirmar minha suspeita: não tinha uma
vírgula de firebird lá dentro, foi um arquivo montado ou renomeado.

Conclusões: Agiram com incopetência, trataram a mim e meu cliente como
idiotas, mentiram, agiram de má fé, descumpriram o prometido. Se eu fosse
meu cliente entrava com um processo, ele perdeu tudo.

Fui inocente e incopetente ao acreditar neles e não providenciar um backup
por meios próprios (apesar de ter apenas indicado o provedor), mas aprendi a
lição. Espero que isso sirva para outros da lista para não passarem por
isso.

Isso tudo semana passada, quando eu estava de férias ...

Rodrigo.