Re: [firebase-br] SGBDs quem é melhor para fazer o quê na base de dados?

Walter Cruz walter.php em gmail.com
Seg Fev 26 09:50:27 -03 2007

Vou repassar um texto que rolou na pghackers e eu traduzi.  Sobre
administração de PostgreSQL

Um e-mail que o Robert Treat recebeu no webmaster em postgresql.org e
encaminhou para a pg-hackers.

Caro Senhor,
Nós, na Indian Express Newspapers (India) , Online Dept. temos usado o
Postges desde 2002. Tem sido uma experincia maravilhosa desde então. Nosso
custo de
manutenção de db tem se mantido baixo graças ao postgres, assim como os
programadores
aprenderam facilmente  eimplementaram o sistema, e nós nunca sentimos
necessidade de um DBA.
Obrigado por esse maravilhoso banco de dados, como usuários desse banco, nos
sentimos orgulhosos em expressar que usamos esse software open source tão
legal.
Amit Kumar
______________________________ ______
Disclaimer
Indian Express NewsPapers (Mumbai) Ltd
Journalism of Courage

Mas vamos nos ater aos pontos pra eu não apanhar aqui :)

Faltavam ao MySQL muitas características importantes em banco de dados.
Subconsultas entraram apenas no 4.1 (junto com uma revisão ao suporte de
collates no banco). Stored Procedures e Triggers entraram recentemente, na
versão 5.0. Uma surpresa interessante: O MySQL que é conhecido por violar o
padrão em algumas coisas, traz uma implementação da linguagem procedural
PSM, que é a linguagem definida no padrão. O PostgreSQL suportará essa
linguagem a partir do 8.3, como um módulo no contrib.

Além disso, uma grande questão em aberto era sobre a engine transacional no
MySQL. O Berkeley DB foi comprado pela Oracle. O InnoDB também. Mas parece
que as coisas estão se ajeitando, é já é possível baixar um beta do MySQL
com suporte ao engine Falcon, criado por ninguém menos que o Jim Interbase
Starkey.

Sobre o suporte a OO no PostgreSQL ,embora eu goste dele, tenho de admitir
que não vi até hoje ninguém usar isso na prática. Me parece que eles usaram
isso pra fazer o lance de particionamento de índices. Não sei muito sobre.

Dentre essas opções, eu colocaria o PostgreSQL e o Firebird como as opções
mais avançadas e que estão em maior conformidade com o padrão SQL.

[]'s
- Walter