Re: [firebase-br] Tráfego Criptografado no Firebird

Pedro José F. Castro news.pj em gmail.com
Qui Fev 15 17:17:35 -03 2007

O protocolo de uso comum na internet atualmente é o TCP/IP. Este protocolo
atualmente não suporta criptografia de dados no seu trafego de pacotes.
Assim, se faz necessário o uso de alguma ferramenta externa instalada nos
dois pontos (origem e destino) para realizar esta tarefa, codificando e
decodificando os dados que trafeguem na rede entre eles. Logo, originalmente
os dados entre servidor e cliente firebird rodando sobre este protocolo não
trafegam criptografados.

Papo chato à parte... A solução seria utilizar um mecanismo de conexão
segura entre os dois pontos, as famosas VPNs. Existem diversas opções no
mercado. O zebedee ( GNU - http://www.winton.org.uk/zebedee/ ) parece uma
boa opção, considerando a fama pela simplicidade na instalação e
configuração.

Por outro lado... Bem que o firebird poderia incorporar a implementação de
criptografia...

At,
Pedro.