[firebase-br] Informações sobre backup com GBAK...

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Sáb Fev 10 21:49:18 -03 2007

Olá grandes companheiros da lista... tudo bem?

Estou querendo implementar um script de backup para um cliente meu que tem o costume de fazer backups todos os dias. Eu mostrei a ele que deve desligar o serviço FB antes de copiar o arquivo mas tenho certeza de que amanhã ou depois ele vai acabar esquecendo. Pensei em enfim usar o GBAK para tal função.
Pelo que me lembro, com o GBAK, não é necessário interromper o serviço para fazer o backup... certo?

Também gostaria de confirmar a sintaxe que eu pretendo usar...

GBAK -b -v BANCO.FDB BANCO.FBK

Acredito que com o comando acima vou ter o arquivo de backup criado eliminando-se todo o lixo acumulado ao longo do tempo. A princípio, é só isso que eu preciso mesmo... fazer o backup e ao mesmo tempo limpar o banco, pra diminuir o tamanho.

Pra restaurar:
GBAK -r -v BANCO.FDB BANCO.FBK

Não encontrei boas fontes de consulta portanto gostaria de tirar essas dúvidas pra poder montar o tal script. Sei que existem utilitários com agendamento etc... mas prefiro montar o script.

Desde já, muito obrigado pelo ajuda.

Grande abraço :)
Gianclaudio Oliveira
Analista e Desenvolvedor de Sistemas