[firebase-br] Uma explicação melhor sobre a questão pesquisa no banco de dados

Alex Sales alexsales em hotmail.com
Qui Fev 8 09:08:46 -03 2007

Pessoal,

   Acho que me expressei de maneira errada em alguns momentos...Me
perdoem...Seguinte

   A chave primária das minhas tabelas é SEMPRE um código incremental
inteiro e este campo não fica visível ao usuário. Porém eu tenho um varchar
de 10 que é um código qualquer que o usuário pode dar ao seu registro, pois
em muitos casos há uma necessidade de existir o código interno incrmental
(chave primária) e um código para o usuário cadastrar o que ele desejar
(código do fabricante, código da interno do produto, etc).

   Este campo é alfanumérico por que em alguns clientes pode haver apenas
letras, em outros apenas números e em outros uma combinação dos dois.  Eu
acrescento ZEROS a esquerda para manter a estéfica e ainda para manter uma
ordenação de pesquisa para os casos de clientes que irão cadastrar apenas
números neste campo, pois se eu gravar sem os zeros ficariam assim a
ordenação:

1, 2, 10, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...

Porém se eu gravar com os zeros a esquerda a ordenação ficariam assim:

01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10... Veja que a diferença da ordenação
do número 10.

Acho que com esta explicação os colegas podem entender melhor o que eu quis
dizer no outro e-mail e tentar me ajudar de alguma maneira.

Obrigado,

Alex Sales