Re: [firebase-br] Vantagens e Descantagens com relação aos outros SGBD Livres

Campus campus em sinos.net
Qua Fev 7 09:04:37 -03 2007

Exatamente.

Para cada tarefa, uma ferramenta. E mesmo assim tu terá sempre mais de uma
opção com Delphi.

para a web, acho que o mySQL é o mais indicado, até pq a maioria dos
provedores já tem tudo configurado, pois ele está presenta nas distribuições
Linux. Ainda assim tu tem uma gama grande de opções para acesso myDAC (pago)
e Zeos (free).

Se a tendência é ter uma base portável,
(FireBird/PostGree/MS-SQL/Oracle/mySQL) tu tb tem mais de uma opção, com
dbExpress ou Zeos.

Se for optar somente por FB, são inúmeras opções (ibDAC, Zeos, IBO, FibPlix,
InterXpress)  isso para ficar fora das opções da própria Borland.

----- Original Message -----
From: "Rÿfffffffffff4mero Ricardo de Sousa Pereira"
<romerorr17 em yahoo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, February 07, 2007 8:48 AM
Subject: Re: [firebase-br] Vantagens e Descantagens com relação aos outros
SGBD Livres

Obrigado pela opinião, Campus....realmente estamos no mesmo barco, pois o
novo projeto a ser desenvolvido aqui utilizará Delphi (ferramente pioneira
aqui) e Java, e realmente o Delphi usuflui de muita facilidade para acessar
o Firebird (pq será? Interbase? rs )...porém,  o firebird não possui
replicação a não ser que se utilize de terceiros, e nem clusterização..esse
é um dos grandes fatores que ainda não me fizeram optar por ele, o mySQL
está realmente muito bom na versão estável 5.1, e é ótima para aplicações
web( meu caso ) com ótima documentação. Postgres me interessa por ser
hibrido ( relacional e OO )...por isso os pedidos de opinião,apesar de saber
que, o único que pode decidir a escolha sou eu que conheço a estrutura que o
sistema terá...

Campus <campus em sinos.net> escreveu:  Eu estou no mesmo barco.

Estou estudando o FB e acompanhando a lista a algum tempo, de inicio tinha 3
opções, mySQL, PostGree e FireBird.

O mySQL descartei, pois naquela época ele não recursos como triggers e
stored procedures, do PostGree tive boas referências, inclusive sua
arquitetura não difere muito do FB, porém tem falta de literatura e o
pequeno número de usuários (fóruns/listas de discussão), ao contrário do FB.
que tb é um banco confiável, tem bons recursos, uma comunidade grande de
usuários nacional, isso pesa para o uso de um banco free. Além de ter uma
gama variada de componentes de acesso para o Delphi.