[firebase-br] Programa Local e Cliente/Servidor Alguma idéia?

Marcio Andre mafblessed em terra.com.br
Dom Dez 23 00:57:59 -03 2007

Oi Zottis,

        Trabalho a um tempo com Delphi/Firebird e desenvolvi uma solução p/
MATRIZ x 2 FILIAIS, tipo assim.:
1 - A Matriz cadastra clientes, produtos, pedidos, etc. tudo em base local.
2 - As filiais fazem a mesma coisa e da mesma forma.
3 - Não reservei faixa de numeros p/ controlar as PKs.
4 - A Matriz tem uma base FULL (todos os pedidos, titulos, etc), e as
filiais tem apenas as suas informações. Mas quando a filial 1 baixa um
titulos, isso é
replicado p/ a matriz e a matriz replica pra filial 2, e vise x versa. Meio
complexo o controle né? rsrsr... acredite se quizer, ta funcionando a quase
2 anos sem problemas e não espliquei nem a 1/5 do que ele controla e como
controla.

*** Solução ***
5 - Ativei um sistema de replicação "EU CRIEI", p/ replicar as informações
das filiais p/ a Matriz EX.:
6 - Como controlar as PKs, ai vai o segredo....
Utilizo a zeos lib 6.1.5, manipulei o Zsequence.pas p/ devolver o valor do
generator da seguinte maneira.
matriz = codigo da empresa 1
filial 1 = codigo da empresa 2
filial 2 = codigo da empresa 3

para a matriz fica (idgenerator x 10 + codigo da empresa)
1 = 11 / 2 = 21 / 3 = 31
para a filial 1
1 = 12 / 2 = 22 / 3 = 32
para a filial 2
1 = 13 / 2 = 23 / 3 = 33

Ai vc me pergunta, e as sintaxes que rodam via sql direto pro banco.
Resp.: Utilize triggers p/ before insert e faça o mesmo calculo.

Com um sistema de replicação vc simplesmente ativaria o replicador em seu
notebook ao colocá-lo na rede e ele faria a sincronia com sua base na
empresa, sem
danificar as PKs, sem copiar o banco pra lá e pra cá.

Se vc se interessar por algo assim posta ai, tchau

Espero ter ajudado...

Marcio A F Moraes
Analista Desenvolvedor - Cevisa T.I.C.
Americana/SP - mafblessed em terra.com.br

"Zottis" <zottissistemas em brturbo.com.br> escreveu
na mensagem news:70390102829B4C198F0B1EC2AD6A42B1 em ZottisNotBook...
Pessoal, estou com um Dilema. Tenho um Sistema que tá rodando normal, mas
adquiri um not Book Para efetuar vendas externas. Gostaria de fazer um jeito
de colocar uma opção de Local ou em rede e ele alternasse para Servidor FB
ou Embebed ou fazer um  jeito de exportar os pedidos feitos quando eu
retornasse das vendas. A pergunta é: alguém tem alguma idéia?

acho que Seria mais fácil Usar O servidor nas Duas máquinas e só alterar o
Caminho para direcionar o Banco. Mas e a PK dos Pedidos, Clientes, Como
Ficaria? se eu Gerasse um pedido no Not Book ele poderia ter o mesmo numero
que o local. Já me falaram para usar o Comando Update, mas volta a
dúvida.... e as PKs?

agradeço desde já qualquer idéia.

Zottis