[firebase-br] Consulta que retorne o último registro da tabela

Fernando Oliveira Pereira fernando.olpereira em gmail.com
Sáb Dez 22 20:38:55 -03 2007

É bem válida a idéia Édio... eu tb não tinha conhecimento da função LAST
para SQL... somente para os componentes de acesso à dados do Delphi...

Sobre retornar o ID da tabela podemos utilizar o comando:
SELECT GEN_ID(NomeDoGenerator, 1) FROM NomeTabela
Citaram em outro e-mail a utilização da função MAX, mas esta retorna o maior
inserido na base de dados e isso poderá ocasionar um conflito caso o último
registro inserido seja excluído.

Feliz Natal a todos.

Em 22/12/07, ÉDIO ILHA <edioilhafirebase em hotmail.com> escreveu:

> Sim Marcio eu acho q Resolve, mas nesse caso deve ter um campo autoInc ou
> equivalente, nao é verdade?
>
> Deem uma olhada nesse link
> http://www.w3schools.com/sql/func_last.asp
>
> Caramba depois de encucar é brabo neh, mas eu tava fazendo um teste aqui
> com
> o Access, e Bingo.
> Acreditem Comando do Access.
>
> A unica coisa q ainda me intriga, é q quando vc digita no Ibexpert ele
> reconhece LAST como uma palavra reservada!
> Mas tudo bem acho q tudo vale como conhecimento!
> Vlw

Fernando Oliveira Pereira
Analista & Programador em Sistema de Informação
TiSystems S/S Ltda
Alfenas - MG