[firebase-br] chave primaria x chave estrangeira

Forrest® fernando em gramatura.com.br
Qui Dez 20 17:02:51 -03 2007

Reijanio Nunes Ribeiro wrote:

> n entendi! esse id recebidos vai servir pra juntar todos os valores
> pelo id
---

Reijanio o que o Ralhos disso sobre pagamento parcial faz o maior
sentido, porque em todo comercio tem esse lance de recebimento parcial.
Tenho um sistema que pretendo começar modificar em janeiro do ano que
vem que não faz esse lance de pagamente parcial, vira a maior bagunça.
Nos meus sistemas uso mais ou menos como o Ralhos mas eu ainda
acrescento mais uma tabela nesse bolo aí, ficando mais ou menos assim.

Contas_Receber
--------------
Documento (PK)
Data_Emissão

Contas_Receber_Parcelas
-----------------------
Documento (PK e FK)
Parcela   (PK)
Data_Vencimento
Valor_Parcela

Contas_Recebidas
----------------
Documento (PK e FK)
Parcela   (PK e FK)
Baixa     (FK)
Data_Recebimento
Valor_Recebimento
Valor_Juros
Valor_Desconto

É claro que existe mais campos entre as tabelas, mas já dá para ter uma
idéia de como funciona.
Aí você me pergunta como eu controlo se a conta já está totalmente
baixada ou não, então vamos lá. Vamos dizer que eu tenho a seguinte
situação.

DOCUMENTO PARCELA EMISSAO    VENCIMENTO VR. PARCELA
00001     01      01/11/2007 20/12/2007      100,00

E tenho os seguintes recebimentos.

DOCUMENTO PARCELA BAIXA RECEBIMENTO VR_RECEBIDO  JUROS DESC VR_TOTAL
00001     01      01    10/12/2007        50,00   0,00 5,00    45,00

Isso quer dizer que o documento ainda está em aberto, só foi baixado 50
reais ainda com 5 reais de desconto, agora vamos dizer que está assim a
situação.

DOCUMENTO PARCELA BAIXA RECEBIMENTO VR_RECEBIDO  JUROS DESC VR_TOTAL
00001     01      01    10/12/2007        50,00   0,00 5,00    45,00
00001     01      02    20/12/2007        30,00   0,00 0,00    30,00
00001     01      02    25/12/2007        20,00   3,00 0,00    23,00
                                         100,00   3,00 5,00    98,00

Aí você pergunta ainda está aberto ?
Não porque é controlado pelo valor_recebido e não pelo valor total que
é um campo calculado. Bom espero não ter confundido ainda mais e
desculpe por ser extenso. Qualquer duvidas é só perguntar.