[firebase-br] RES: Programa Local e Cliente/Servidor Alguma idéia?

Rodrigo Madureira Barbosa rodrigo.madu em gmail.com
Qui Dez 20 17:10:31 -03 2007

Qualquer solução ideal, pelo menos na minha opinião, vai requerer que esse
notebook mantenha uma conexão com a internet enquanto rodar o software. Aí
poderíamos cogitar, webservices, aplicações multicamadas, etc...

Caso esta conexão não seja possível, esse notebook não poderá ser
considerado uma estação convencional. Será um dispositivo que de tempos em
tempos irá descarregar suas informações no servidor principal da empresa.

Passe a cogitar a hipótese de montar uma chave composta para suas tabelas
para não precisar reservar grupos de códigos para cada máquina...
(dispositivo, codigo), e corra atrás de informações relacionadas à
replicação de dados.

Vc pode após cada INSERT, UPDATE, DELETE, registrar logs contendo
(ordem,tabelas,ação,dados) de todas as suas transações... Após isso poderia
ler esses logs em outro dispositivo, simplesmente, "replicando" as ações
tomadas no dispositivo anterior... Se fizer dessa forma, cuidado com CASCADE
em Updates e Deletes de FKs...

O certo é que vc vai começar a ter uma certa dor de cabeça até possuir um
recurso funcionando 100% de forma adequada a sua necessidade...

Rodrigo Madureira Barbosa
Desenvolvedor - (28) 9915-5780
rodrigo.madu em gmail.com (email/msn)

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de
tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas
mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e
a ter vergonha de ser honesto." (Rui Barbosa)