[firebase-br] Por favor, preciso de ajuda: como instalar um servidor Firebird na Internet

Francisco Carlos da Rocha Gomes fcarlos em cpafac.embrapa.br
Qui Dez 20 12:03:45 -03 2007

Prezados colegas,

Estamos aqui no Acre implantando um banco de dados numa maquina dedicada
para Firebird e precisamos disponibilizar o acesso a ela através da
Internet.

Nós testamos uma conexão tipo VPN, com segurança e tudo, mas ficou uma
"carroça" de lenta.

Sei que para os colegas pode ser um tanto óbvio as minhas indagações e
que possivelmente já foi assunto levantado aqui na lista.

Nós precisamos aqui vender a idéia de que o Firebird é um SGBD confiável
e eficiente para aplicações cliente-servidor do Governo do Estado do
Acre. Por isso, apesar de não ter muita experiência com este caso, peço
ajuda dos colegas para fazer certo o que for preciso.

Por isso, pergunto:

1) Como podemos disponibilizar esse servidor na Internet de forma
segura? Como vocês configuram os firewalls?
2) Com relação a segurança no banco: é preciso trocar a senha do banco e
cadastrar usuários para acessar o BD? Como vocês implementam isso?
3) Eu utilizo Delphi para programa e seria interessante fazer o acesso
em 3 camadas, tendo um programa Delphi intermediando o acesso para
aumentar a segurança?
4) O Zebedee realmente aumenta a eficiência dos dados? Qual seria a
configuração ideal deste programa?
5) O que mais podemos fazer para termos uma conexão confiável, segura e
eficiente?

Se existir algum material didático disponível na Internet, por favor,
nos avisem.

Obrigado pela atenção. Desejo-lhes um feliz natal e que os negócios de
vcs com Firebird se realizem com sucesso em 2008!

Um abraço,

--
Francisco Carlos da Rocha Gomes
Analista de Sistemas