[firebase-br] Interbase 6.0 e Firebird 1.5.x/2.0 são 100% compatíveis?

Forum ASR & Associados forum em asreassociados.com.br
Sex Dez 14 16:16:16 -03 2007

1. Não
O programador pode cometer erros na versão 6.0 que não é permitido no
firebird.
Ex: SELECT NOME , NOME FROM USUARIO , CLIENTE WHETE USUARIO.ID_USUARIO =
CLIENTE.ID_USUARIO
era permitido no interbase , no firebird não permite (comumente chamado
de query ambigua)

O componente utilizado no desenvolvimento do IB 6.0 deve ter sido o IBX
, que funciona perfeitametn com o firebird 1.0 mas a partir do 1.5 vai
caindo a velocidade.

2. Correto. Para o transporte dos dados é fundamental que seja feito um
backup e restaurado, quase ninguém faz, muitas vezes não provoca erro,
mas por segurança, o arquivo de backup é o mais seguro.

3. Sem Problema

4. Precisa verificar o código fonte, muito estranho.

5. O erro deve ter sido provocado pelo charset utilizado. Apague alguns
dados e retire os acentos para ver se passa.

Utilizo em projetos antigos o interbase 6.0 com delphi 5 + IBX

Atualmente todos os projetos utilizam firebird 2.0 + delphi 7 + IBO +
Fastreport e JAVA

Espero ter ajudado,

Airton Salviano
Analista de Sistemas