Re: [firebase-br] Proteção ao Banco

samuel ferreira samuel.peres.ferreira em gmail.com
Seg Ago 27 15:35:36 -03 2007

ola

a) um Funcionário da empresa onde tenho Sistema roubou o Arquivo FDB e
mostrou para um outro Cliente os dados Financeiros dessa
Empresa...  lamentável.
   1) ele fez isso porque tinha acesso aos dados. se for um programador, ele
pode fazer um programa e gravar um texto em um arquivo e passar para um
pendrive ou enviar via email. se tiver um banco de dados para teste e o
acesso para os programadores forem limitados, pode resolver
   2) ele fez isso porque tinha acesso aos dados. se for um usuario, pode
gerar relatorios ou resultados de querys via aplicativo ou utilitarios e
tambem fazer o uso que quiser.
   entao, a unica forma seria nao ter acesso aos dados ou contratar pessoas
de confianca ou ainda fazer contratos com responsabilidades sobre a
informacao

b) E em outra empresa,  simplesmente deletaram o Banco de Dados..
   para deletar o banco, ou esta via cliente e tem a base de dados numa
pasta compartilhada (?????? porque alguem faria isso? eu respondo: para usar
firebird a pasta tem que estar compartilhada senao nao funciona (essa foi a
resposta mais idiota que ja ouvi)) ou esta no equipamento que contem o banco
de dados. se for determinado acesso e direitos corretamente, nao vejo como
fazer isso, independente de ser linux ou windows.