[firebase-br] Proteção ao Banco

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Seg Ago 27 15:36:03 -03 2007

Não deixe o usuário ter acesso físico aos arquivos do banco de dados. Na
rede não compartilhe a pasta/diretório do banco de dados. Se for um
servidor Windows, não deixe de colocar senha no  usuário administrador.
Deixe apenas a conta de administrador como administrador, não de direito
a outros usuários de serem administrador. Apenas o responsável pelo
servidor deve ter a senha de administrador, nenhum outro usuário precisa
ter. De preferência crie um usuário firebird, rode o serviço do firebird
com este usuário e coloque os arquivos de banco de dados na
pasta/diretório deste usuário, assim se outros usuários precisarem de se
logar no servidor, como irão fazer o login com sua senha de usuário, não
terão acesso ao banco de dados. Altere a bios  para não permitir dar
boot pelo cd, disquete, nem por pen-drive e  coloque senha na bios.

Todas estas medidas podem ser realizadas sem problema nenhum, o único
requisito é que você não esteja rodando o servidor no Windows
9x/millenio, mas se for o caso, como diz a nossa ministra, relaxa e
goza, porque ai sem chance de ser feliz.

A única forma de um usuário roubar o banco com as medidas acima é
invadindo o servidor como um hacker, descobrindo alguma brecha no SO ou
algum serviço que roda no servidor, ou abrindo fisicamente a máquina, e
resetar a bios e dar boot por via linux, pelo CD, disquete ou pen-drive,
ou ainda roubar a máquina. Para este casos mais extremos tranque o
servidor em uma sala separada.

E não se esqueça alterar a senha do sysdba.