[firebase-br] tabela de vendas

Denis denisrocha em hotmail.com
Qua Ago 22 09:59:53 -03 2007

Existe sim como fazer isso. Mas não acho uma maneira adequada. Como vc vai
digitar os dados na sua aplicação, é melhor vc já somar e gravar o valor
total na tabela vendas direto. Assim vc economiza processos no servidor de
banco de dados.

"fabinho" <gatascheguei em yahoo.com.br> escreveu na
mensagem news:001201c7e473$493cc5c0$2101a8c0 em iangabriel...
Moçada bom dia,

Tenho 2 tabelas para fazer um controle de vendas no firebird:

VENDAS
VENDA_CODIGO            INTEGER PK
VENDA_DATA                DATE
VENDA_VALORTOTAL    DECIMAL

ITENS_DE_VENDA
ITENS_CODIGO                INTEGER PK
ITENS_CODIGOVENDA    INTEGER FK
ITENS_VALORUNIT            DECIMAL
ITENS_QTDE                    DECIMAL

Ambas estão relacionadas com as chaves FK e PK, portanto eu gostaria de
fazer assim:

1 - criar uma venda na tabela VENDAS e postar;
2 - criar os itens na tabela ITENS_DE_VENDA e postar;
3 - criar uma trigger ou procedure que pegue o total dos itens e jogue no
campo VENDA_VALORTOTAL
da tabela VENDA.

É possível? Ou minha solução é inadequada? Alguém teria uma idéia melhor ou
uma ajuda?

grato!