[firebase-br] RES: Vantagens do Firebird SuperServer

Marlon David de Souza marlon em sysmo.com.br
Qua Ago 22 09:53:17 -03 2007

> Então SS também abre uma thread para cada conexão mas compartilha buffer.
> CS abre uma thread para cada conexão e não compartilha o buffer?

  Ao executar o FB-SS, o sistema operacional (S.0) cria um processo para rodar
o FB. A partir dai, para cada nova conexão é criado um processo filho
(thread). No entanto, todas essas threds compartilham a mesma área de memória
definida para cache de leitura. No caso de haver mais de um processador
reconhecido pelo S.O, o processo principal e suas threads são alocados
somente para um processador. Os demais não são usados pelo FB.
  Já no FB-CS, para cada conexão é criado um processo pelo S.O. Cada um desses
processos pussui sua própria área de memória definida para cache de leitura.
No caso de haver mais de um processador reconhecido pelo S.O, o próprio S.O
se encarrega de alocar os processos para os processadores (ou núcleos) com
menor carga. Dessa forma, o FB-CS se beneficia da existência de mais de um
processador, porém perde na questão de compartilhamento de memória.

Sem mais,

Marlon David de Souza
Desenvolvimento
Sysmo Informática Ltda