[firebase-br] Vantagens do Firebird SuperServer

Marlon David de Souza marlon em sysmo.com.br
Ter Ago 21 16:49:32 -03 2007

Em Ter 21 Ago 2007 15:56, Carlos H. Cantu (TeamFB) escreveu:
> Mais alguns pontos:
>
> 1) A SuperServer mantém uma conexão ativa com o banco de dados de
> segurança enquanto tiver alguém logado em um banco, portanto um novo
> login é mais rápido no que no CS. Isso pode fazer uma grande
> diferença, por exemplo, quando usado em servidores WEB.

Essa seria uma situação em que, um segundo a mais pode ser um problema.

> 2) Na versão Classic vc não consegue saber quantos usuários estão
> conectados no banco (o retorno é sempre 1).

Eu não sei como isso vai ser nas próximas versões do FB. De qualquer modo se o
FB-CS estiver rodando sob Linux, pode-se fazer uma função externa que retorne
o número de processos "fb_inet_server". Fiz isso e funciona muito bem.

> 3) Em algumas versões do FB, a API de serviços está incompleta na CS.

Se eu não me engano, no FDD foi dito que nas próximas versões é para ficar
igual aos disponíveis na SS.

> 4) Em um ambiente com muitas conexões em um mesmo banco, o uso da
> memória RAM para o buffer será menor na SS.

Por isso a necessidade de configurar bem o "firebird.conf", para que essa
diferença seja a menor possível mas sem afetar a performance.

  Agora, diante de tudo isso, visto que somente a versão CS faz uso de mais de
um processador, eu me perguto se não seria melhor existir uma versão CS que
fize-se uso de um buffer compartilhado de páginas (shared buffers) em vez de
ter uma versão SS com  suporte a SMP.
  O que vcs acham?

Sem mais,

Marlon David de Souza