[firebase-br] RES: Stored Procedures

Davi Eduardo Borges Wall davi.wall em mult.com.br
Sex Ago 17 11:42:36 -03 2007

O que parece, é que você não tem uma dúvida sobre aplicação de SP's em um sistema.

Você tem uma opinião formada. Se vc tem uma opnião formada, utilize-a.

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de paulosxs Yahoo!
Enviada em: sexta-feira, 17 de agosto de 2007 11:26
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] Stored Procedures

> (...) toda a regra que antes ficaria em SP, ficam em classes, sendo assim
> extremamente facil modificar regras de negocio (...)

Para modificar uma SP é bem mais simples, pois não precisa reconstruir
uma classe e pode ser testada na hora.

> (...) sem o risco de ficar
> desatualizado em determinados bancos de dados, já que fica centralizado no
> aplicativo e não no banco de dados, embora mais lento em relação as SP, fica
> mais seguro e robusto a aplicação.

Concordo no quesito atualização do BD. Mas, considerando todas as
vantagens de SPs, acho que compensa criar um recurso para alteração
automática das regras de um BD desatualizado. Quanto a ser mais robusto,
discordo, pois a aplicação torna-se mais exigente e, consequentemente,
mais instável. Em teoria, um SGBD normalmente é mais robusto do que as
aplicações clientes. Outra coisa.. em linguagens de plataformas
exclusivas (Delphi, Visual Basic) a classe teria que ser refeita para
rodar em outro SO. Com as SPs no BD, ele fica acessível a qualquer
plataforma.